Os Jogos do Commonwealth

Pra quem não sabe, Commonwealth é como se chama o conjunto de países que faziam parte do império britânico mas que ainda mantém relações estreitas com o antigo colonizador (alguns deles ainda têm a Rainha da Inglaterra como monarca). Nao sei como traduzir a palavra, por isso coloquei aqui em inglês mesmo.

Países como Canada, Nova Zelandia, India, Australia, Nigeria, Jamaica, Guiana, Singapura fazem parte do Commonwealth.

Aqui um mapinha pra vocês verem a dimensão da coisa (wikipedia):

Então, do mesmo jeito que nós temos os jogos Pan-americanos, eles aqui tem os jogos do Commonwealth a cada 4 anos (que começou na quarta-feira em Glasgow).

Esses jogos eram chamados os jogos do Império Britânico no passado.. hoje em dia se chama Jogos do Commonwealth a Rainha que é chefe do Commonwealth também é “dona” dos jogos.

Na abertura dos jogos foi interessante porque eles usam os países e ilhas individuais no desfile (Inglaterra, Escócia, Pais de Gales, todos como times separados, e também separaram cada ilha do Caribe e da Oceania como um país)… resultado: 71 países na cerimonia de abertura!

Impressionante!

A coisa boa pra mim é que depois da copa do mundo, começa novamente esporte de alta qualidade na TV… ontem por exemplo na natação quebraram 2 recordes mundiais!!!

E eu por aqui me divertindo e assistindo…

 

2 thoughts on “Os Jogos do Commonwealth

  1. Bete says:

    Que bom!!! é uma pena não vermos para abrir aqueles comentários no Face, mas pelo menos ponha fotos para nos contentar…

Comments are closed.